"A Naturopatia é um sistema de cuidados de saúde preliminares, que utilizam ao máximo os recursos da natureza, ecologia, as terapias orientais e ocidentais com o objetivo de prevenir, manter, promover e recuperar a saúde, o bem estar e a qualidade de vida.


Alguns conceitos dizem que saúde é a ausência de doença e acaba tratando apenas os sintomas. Já, a Naturopatia entende o ser humano como único e integral, parte da natureza, e por isso homem e natureza são inseparáveis, quando isso não acontece chegam os desequilíbrios…no corpo, no meio ambiente….


A Naturopatia tem consciência de que para o indivíduo sentir-se bem e estar plenamente saudável não é necessário apenas a ausência de sintomas e os exames normais, mas sim um equilíbrio entre: corpo, mente e emoções.

Esta é a visão holística, que trata o ser humano como um todo, de forma integral e não partes do corpo ou sistemas como se fossem independentes.


Daí a necessidade de um tratamento específico a cada indivíduo, onde durante uma longa conversa o terapeuta investiga a vida do cliente buscando informações que muitas vezes o cliente não tem consciência ou não consegue dizer.

A ficha de anamnese, indispensável a qualquer consulta, conta com perguntas sobre o histórico clínico da pessoa, tipo de alimentação, estilo de vida, cuidados e relação dela com o corpo, relacionamento familiar, amoroso e no trabalho; fora o diagnóstico através do pulso, língua, íris, constituição corporal. Tudo isso a fim de ajudar o terapeuta a descobrir a causa do desequilíbrio que está causando o mal estar ou a doença, para a partir daí indicar o melhor tratamento.


A Naturopatia entende que a doença percorre alguns caminhos até instalar-se fisicamente, e durante esse caminho vai dando sinais de que há algo errado. Os sintomas são alertas do corpo, tentativas de auto defesa, que se não forem entendidos vão permitindo a instalação cada vez mais profunda doença.


Também é entendido na Naturopatia o princípio de que qualquer ser da natureza, incluindo o Homem possui uma força vital, capaz de enfrentar e se recuperar de alguma doença graças a homeostase, que é a tendência natural do organismo de se auto equilibrar. Ou seja o corpo está sempre buscando a saúde, o equilíbrio, embora muitas vezes não é o que a mente lhe transmite.

O poder de cura da natureza é auto organizado, inteligente e inerente aos seres vivos e os recursos da Naturopatia auxiliam nesse processo de volta ao equilíbrio.


Você é o autor da sua doença , assim como a criou ode acabar com ela e curar-se, ou pelo menos contribuir muito para isso, no entanto é necessario saber o que o fez adoecer. Compreendido isso o precesso de cura é muito mais rápido e definitivo e não paleativo como tomar um remédio que elimine o sintoma, mas não a causa dele. Portanto o doente é participativo.



O papel do naturopata é o mesmo de um educador, ele vai ajudar e ensinar seu cliente a identificar as causas de suas desarmonias e a melhor maneira de eliminar essas causas reestabelecendo a harmonia. Uma vez que o terapeuta possibilite que o indivíduo observe e entenda o seu corpo compreendendo os sinais e a aprendendo como manter-se bem, o paciente poderá fazer pequenas mudanças que possam evitar que o desequilíbrio volte a ocorrer. Assim ele só vai visitar novamente o terapeuta a fim de manter seu bem estar, qualidade de vida e prevenir doenças, que é o maior objetivo da Naturopatia!


As práticas naturopáticas se baseiam em tratamentos e cuidados de ação bio-psico-fisiológicas que buscam reequilibrar as funções orgânicas e outras situações anormais existentes no organismo, proporcionando ao mesmo tempo as condições indispensáveis à manutenção e recuperação do seu equilíbrio , no total respeito as leis naturais que regulam as funções do corpo humano.


É importante deixar claro que os naturopatas não são médicos e nem dispensam a medicina alopática. Em alguns casos onde a doença já está instalada o próprio terapeuta deve orientar seu cliente a procurar um médico. Aí a Naturopatia é um tratamento complementar, que vai auxiliar a encontrar o processo de cura. Em alguns casos inclusive é até necessário autorização médica para continuar o tratamento natural a fim de que esse não atrapalhe o tratamento médico como por ex. massagens em pacientes pós cirúrgicos ou tratamentos de câncer.


Não pense que a Naturopatia parou no tempo e só utiliza técnicas milenares, cada vez mais a tecnologia vem sendo aliada aos tratamentos naturais unindo conhecimentos milenares como recursos modernos como aparelhos eletromagnéticos e laser."

(Retirado do site naturopatia.com)


P.S. Hoje tive consulta de naturopatia.Fez-me imensas perguntas,mediu a tensão arterial e viu a íris.
Gostei,sobretudo da sua frontalidade.
No meu caso(ainda vai estudá-lo)como já tomo alguns suplementos,o que pode ajudar-me é retirando os elevados niveis de toxicidade que tenho no sangue.

0 comentários:

100medodeviver

O 100medodeviver nasceu para mostrar a todas as pessoas com cancro que não é o fim ...mas,sim o príncipio de uma nova vida,com muitas emoções á mistura.
Não estar sempre a pensar na doença e fazer "coisas"que realmente adoro, é neste momento o meu lema de vida.
Aproveitar a vida a 100%.

Hoje é um dia maravilhoso porque eu decido que assim seja

O passado é passado e não se pode mudar.Este momento presente é o único que posso experimentar

Acerca de mim

A minha foto
Tenho 35 anos,vivo um dia de cada vez,desde outubro de 2007 quando foi me diagnosticado cancro da mama,mas eu quero vencer esta luta!!

Tudo o que somos é resultado do que pensamos.

eu tambem luto...

srborralho@hotmail.com

Obrigada Lina

Oferta da amiga Natália

Oferta da amiga Ana Camões

A minha menina

Seguidores


"Fomos feitos para sermos diferentes,portanto,não se culpe.Aceite e aprove o que você é."Louise L.Hay

As pétalas da flor de lótus abrem-se para o sol,como a nossa alma abre-se para a energia divina.

"Seja a mudança que você quer ver no mundo". Dalai Lama

"Aquele que nunca viu a tristeza,nunca reconhecerá a alegria."Khalil gibran

"A vida não exige das pessoas o que elas ainda não têm condições de dar."Zibia Gasparetto

"O rio atinge os seus objectivos,porque aprendeu a contornar obstáculos."

"Tudo o que somos é resultado do que pensamos."Buda

"A morte é a mudança completa de casa,sem mudança essencial da pessoa."Chico Xavier

"Não existe um caminho para a felicidade.A felicidade é o caminho"Mahatma Gandhi

"O que conduz o mundo é o espírito e não a inteligência".Antoine de Saint Exupery

No yoga,casa asana é um modo de estar para chegar a um modo de ser.

"O silêncio é a mãe da verdade."

A minha Lista de blogues


As imagens aqui publicadas são retiradas da net