"Comer frutos secos como parte de uma dieta saudável faz bem ao coração. Como os frutos secos contêm ácidos gordos insaturados e outros nutrientes são uma óptima opção para comer entre refeições. Para além disto, são baratos e fáceis de conservar.

O tipo de fruto seco que se come não é o factor mais importante, podem ser nozes, amêndoas, avelãs, etc., já que quase todo o tipo de fruto seco é muito rico em nutrientes.

Muitos estudos têm demonstrado que as pessoas que comem frutos secos como parte de uma dieta saudável têm o nível de LDL (o mau colesterol) baixo. O nível alto de LDL é uma das principais causas para doenças coronárias logo os frutos secos ao diminuírem este valor têm um papel muito importante na prevenção destas doenças.

Comer frutos secos contribui para a subida do valor de HDL (o bom colesterol) e, consequentemente, assegura a saúde das artérias e faz com que a probabilidade de se desenvolverem coágulos, que podem originar um ataque cardíaco, diminua. Num estudo observou-se que uma pessoa que come frutos secos, pelos menos 2 vezes por semana, tem uma probabilidade menor, em cerca de 46%, de morrer de ataque cardíaco comparativamente às pessoas que não os comem, ou apenas os comem pontualmente.

São as gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas que diminuem o nível de LDL. Muitos frutos secos contêm, para além destas gorduras saudáveis, ómega 3 que regula o batimento cardíaco, prevenindo assim ataques cardíacos. A molécula arginina é outro dos componentes dos frutos secos sendo que esta aumenta a produção de óxido nítrico e, consequentemente, melhora a saúde das paredes das artérias, torna-as mais flexíveis e a probabilidade de se desenvolverem coágulos sanguíneos diminui. Por último, os frutos secos são, também, ricos em vitamina E e fibra.

Os frutos secos mais saudáveis são as nozes. Seguidamente, temos as amêndoas, avelãs e macadâmias .
Apesar da gordura destes frutos não ser saturada, são alimentos ricos em calorias e devido a isto devem ser comidos com moderação. Os frutos secos devem ser comidos apenas como substitutos de alimentos que contenham gorduras saturadas. Basta comer meia mão de frutos secos, diariamente, para se obter os seus benefícios.

Para além de todos os benefícios ao nível da saúde cardiovascular, os frutos secos também protegem as células de alguns tipos de cancro devido à presença de vitamina e previnem as cataratas devido à presença de vitamina E, previnem a diabetes e o cancro de cólon devido à presença das fibras.

Notas importantes:
* se os frutos secos forem cobertos com chocolate, açúcar ou sal, estes cortam os benefícios dos frutos e mais vale nem tocar neles!
* os frutos secos servem como substitutos, isto é, é suposto eliminar as bolachas, bolos, diminuir a quantidade de carne vermelha (e todos os alimentos ricos em gorduras saturadas); se apenas os adicionam a tudo o que já comem agora, não se admirem de começar a engordar..!"
(retirado da net-mulher)

P.S. Adoro frutos secos,principalmente amêndoas,pinhões,amendoins,cajus e pistachios.
Acrescentei á minha alimentação nozes e avelãs(apesar de não gostar muito) e retirei os amendoins,os cajus e os pistachios por conterem muito sal.
Em relação aos pistachios,a nutricionista que consultei,disse-me que podia comer mas sem sal.
Foi praticamente uma missão impossível,não encontrava em nenhum lado,até que um dia comentei com uma rapariga(tb ela guerreira)e ela disse-me que já tinha comprado mas no Norte,num supermercado que por acaso também existe aqui perto.Assim que pude,passei por lá,e alegria foi imensa quando vi uma caixa cheia de pacotes dos ditos e sem sal.Comprei duas embalagens,e quando entrei em casa,alapei o rabo no sofá e comi um pacotinho inteiro.Ah,como tinha saudades...

3 comentários:

A ver se tb ganho esse vicio de juntar uns quantos frutos secos e começar a comer ;o) beijokas e bom fim de semana!!

Bom fim de semana Lina,e este sim é um bom vicio,

Beijinhos

Eu comecei com o habito dos frutos secos quando o meu pai teve o timoma. Comia nozes e amendoas sempre que chegava a casa do trabalho. Depois quando fiquei gravida acrescentei pinhoes, passas, avelas. E agora com a quimio acrescentei o caju e os pitachos. Tudo sem sal! :)Geralmente misturo as nozes com o iogurte natural e com passas. Delicioso!

100medodeviver

O 100medodeviver nasceu para mostrar a todas as pessoas com cancro que não é o fim ...mas,sim o príncipio de uma nova vida,com muitas emoções á mistura.
Não estar sempre a pensar na doença e fazer "coisas"que realmente adoro, é neste momento o meu lema de vida.
Aproveitar a vida a 100%.

Hoje é um dia maravilhoso porque eu decido que assim seja

O passado é passado e não se pode mudar.Este momento presente é o único que posso experimentar

Acerca de mim

A minha foto
Tenho 35 anos,vivo um dia de cada vez,desde outubro de 2007 quando foi me diagnosticado cancro da mama,mas eu quero vencer esta luta!!

Tudo o que somos é resultado do que pensamos.

eu tambem luto...

srborralho@hotmail.com

Obrigada Lina

Oferta da amiga Natália

Oferta da amiga Ana Camões

A minha menina

Seguidores


"Fomos feitos para sermos diferentes,portanto,não se culpe.Aceite e aprove o que você é."Louise L.Hay

As pétalas da flor de lótus abrem-se para o sol,como a nossa alma abre-se para a energia divina.

"Seja a mudança que você quer ver no mundo". Dalai Lama

"Aquele que nunca viu a tristeza,nunca reconhecerá a alegria."Khalil gibran

"A vida não exige das pessoas o que elas ainda não têm condições de dar."Zibia Gasparetto

"O rio atinge os seus objectivos,porque aprendeu a contornar obstáculos."

"Tudo o que somos é resultado do que pensamos."Buda

"A morte é a mudança completa de casa,sem mudança essencial da pessoa."Chico Xavier

"Não existe um caminho para a felicidade.A felicidade é o caminho"Mahatma Gandhi

"O que conduz o mundo é o espírito e não a inteligência".Antoine de Saint Exupery

No yoga,casa asana é um modo de estar para chegar a um modo de ser.

"O silêncio é a mãe da verdade."

A minha Lista de blogues


As imagens aqui publicadas são retiradas da net