"Ao longo da doença já terá sentido alguma ansiedade, apreensão, receio ou medo. Perante os desafios que o cancro coloca estes tipos de reacção são perfeitamente normais.

A ansiedade é um sentimento comum a qualquer ser humano. Todos nós estamos familiarizados com a ansiedade; faz parte integrante da nossa vida. Funciona como um alerta para situações perigosas que podem colocar em risco a nossa integridade física ou psicológica. A ansiedade motiva-nos para ter atitudes ou desempenhar acções que minimizam o perigo. Um nível médio ou baixo de ansiedade pode mesmo favorecer a concentração e a realização de tarefas. Em contrapartida, um nível de ansiedade muito elevado perturba o pensamento e a concentração, levando-nos a pensar unicamente nos possíveis perigos e ameaças. A ansiedade invade o nosso organismo, traduzindo-se sob a forma de suores, dores, sentimentos de desmaio, falta de ar, etc.

Quando a ansiedade resulta da percepção de um perigo real que põe em causa a nossa integridade, a melhor forma de a reduzir é afastar ou evitar esse perigo. E se a ansiedade excessiva resultar de um perigo que se julga ser real mas não o é?

Exemplos:

“A operação à próstata vai correr mal!”
“Quando sinto aquela dor sei logo que a doença está a agravar-se!”
“E se a quimioterapia não fizer efeito? Nada mais resta! Como me poderei tratar?”
“Cada vez que saio de casa tenho medo que me aconteça algo. Estou sempre a pensar nos perigos que podem existir.”
Estes pensamentos mostram que estes doentes receiam perigos que ainda não aconteceram. Contudo, por acreditarem que vão acontecer sentem-se muito ansiosos. De que forma se manifesta essa ansiedade e ameaça?

Sob a forma de vários sintomas que representam a linguagem corporal da ansiedade. Os próprios sintomas perturbam a pessoa que os sente:

•Respiração rápida
•Aceleração dos batimentos cardíacos
•Tonturas
•Náuseas
•Dores de cabeça
•Suores
•Secura da boca
•Aperto na garganta
•Dores musculares
A maioria das pessoas já manifestaram estes sintomas de ansiedade."

(Retirado do site infocancro)


P.S. Ontem á tarde comecei a ficar com uma dor no peito horrível,dor de cabeça que raramente tenho e dores musculares.
Pensei que talvez fosse uma gripe! Mas,não era.Dormi mal,ou melhor não dormi praticamente nada.
E,hoje quando uma pessoa que muito tem ajudado telefonou-me,e eu contei-lhe o que se passava disse-me que o que eu estava a sentir era uma ansiedade tremenda!!
Razão para isto tudo...consulta de oncologia na próxima quinta.
E,claro que estou com medo...

7 comentários:

Pois é, menina Sónia, a ansiedade é tramada. Nem precisas de descrever os sintomas, nós somos todas licenciadas na matéria. LOL
Beijinhos,
TP

Sonia a ansiedade e tremenda como diz a Teresa somos licenciadas, acaba por ser normal em todas nós, e agoara ainda mais pele consulta, mas vamos acreditar que vai estar tudo bem, essa é a arma mais eficaz para combater a ansiedade, acreditar e acreditar....

beijokas
..

Sónia, pouco mais posso dizer do que já foi dito.
Na consulta vai estar tudo bem :o) estamos aqui a enviar boas energias ;o) beijokas e fica bem!

Olá querida

só te posso dizer que vai estr tudo bem e não deves sofrer por antecipação.
Vamos unir todas as nossas forças , calma e fé vai estar tudo bem.
Tens que dormir relaxar e manter-te calma.

Vai ultrapassar amis essa meta tenho a certeza.
Beijos e calma está tudo bem.

Beijos
paz

Olá meninas,

Obg pela força,e sei que sabem tão bem como eu(infelizmente)o que representa mais uma consulta de oncologia.
Estes sintomas com esta força toda,foi a 1ªvez que tive,costumo ficar ansiosa,com medo,mas desta maneira nunca!!
Ás vezes sinto-me tão cansada disto tudo...

Beijinhos

Olá Sónia
Também vou procurar a almofadinha, tenho problamas de coluna talvez me ajude.
Quanto á ansiedade, todas sabemos o que incomoda dias antes dos exames e consulta. espero que esteja tudo bem contigo: beijnhos

A ansiedade ja era minha companheira antes do cancro pois de vez em quando entrava em panico com dores de barriga e la tomava um alprazolam. Agora ataco com o alprazolam todos os dias e acho que desta vez vou dobrar a dose qd me forem picar no cateter.
Abençoado o cientista que inventou o alprazolam! lol

100medodeviver

O 100medodeviver nasceu para mostrar a todas as pessoas com cancro que não é o fim ...mas,sim o príncipio de uma nova vida,com muitas emoções á mistura.
Não estar sempre a pensar na doença e fazer "coisas"que realmente adoro, é neste momento o meu lema de vida.
Aproveitar a vida a 100%.

Hoje é um dia maravilhoso porque eu decido que assim seja

O passado é passado e não se pode mudar.Este momento presente é o único que posso experimentar

Acerca de mim

A minha foto
Tenho 35 anos,vivo um dia de cada vez,desde outubro de 2007 quando foi me diagnosticado cancro da mama,mas eu quero vencer esta luta!!

Tudo o que somos é resultado do que pensamos.

eu tambem luto...


srborralho@hotmail.com

Obrigada Lina

Oferta da amiga Natália

Oferta da amiga Ana Camões

A minha menina

Seguidores


"Fomos feitos para sermos diferentes,portanto,não se culpe.Aceite e aprove o que você é."Louise L.Hay

As pétalas da flor de lótus abrem-se para o sol,como a nossa alma abre-se para a energia divina.

"Seja a mudança que você quer ver no mundo". Dalai Lama

"Aquele que nunca viu a tristeza,nunca reconhecerá a alegria."Khalil gibran

"A vida não exige das pessoas o que elas ainda não têm condições de dar."Zibia Gasparetto

"O rio atinge os seus objectivos,porque aprendeu a contornar obstáculos."

"Tudo o que somos é resultado do que pensamos."Buda

"A morte é a mudança completa de casa,sem mudança essencial da pessoa."Chico Xavier

"Não existe um caminho para a felicidade.A felicidade é o caminho"Mahatma Gandhi

"O que conduz o mundo é o espírito e não a inteligência".Antoine de Saint Exupery

No yoga,casa asana é um modo de estar para chegar a um modo de ser.

"O silêncio é a mãe da verdade."

A minha Lista de blogues


As imagens aqui publicadas são retiradas da net