"As emoções são essencialmente impulsos para agir e enfrentar a vida.A própria palavra emoção vem do latim motere,que mais o prefixo "e" significa "mover para",sugerindo que existe uma tendência para agir em todas as emoções.
Se isto é óbvio quando olhamos para o comportamento das crianças e dos animais,o mesmo já não podemos dizer dos adultos "civilizados" que são os únicos seres do reino animal onde encontramos frequentemente as emoções dissociadas da sua correspondente,e natural,reacção físico-motora.
No entanto,ainda hoje existe alguma controvérsia sobre a definição e o significado preciso do termo emoção e de que maneira este se diferencia,ou não,de outros,como por exemplo,o sentimento ou o stress."

Foi desta forma que o ano passado iniciei o "Curso de Inteligência Emocional e Gestão do Stress",organizado e dado pelo Dr.João Paulo,psicólogo na Associação Oncológica do Algarve.
Na altura em que fiz o curso aprendi a fazer as pazes com o passado.Só nessa altura vi a quantidade de situações que continuavam "martelando" a minha cabeça e não tinha consciência.
Aprendi a fazer uns exercícios que elimina as emoções excessivas,irracionais que possam interferir negativamente com a nossa capacidade de viver normalmente a vida.
De vez em quando lá estou a fazer os tais exercícios,e ajudam-me imenso a acalmar principalmente,pois quando lembro-me deles é porque estou muito ansiosa(normalmente antes de fazer exames).

Isto tudo para dizer que esta foi a semana mais intensa de que lembro-me de ter vivido,(exceto aquela em que soube que estava doente).
Comecei a semana triste,muito triste,passando pela alegria de ter reencontrado muitas pessoas que já não via há muito tempo,visitei uma amiga que teve gêmeos,vi o resultado dos exames duma pessoa especial e não gostei do que vi(aguardar pela opinião do médico)e saber que uma situação que eu quero muito resolver vai ficar finalmente resolvida!!!
Fiquei na dúvida se realmente tudo isto passou-se numa semana ou num mês!!??

2 comentários:

Na minha actividade profissional, já fiz um curso de Inteligência Emocional e outro de Gestão do Stress. O do stress foi particularmente bom e fiquei com ferramentas importantes.

Bjinhos e bom fim de semana

Existem dias que parecem tao longos que andamos com eles nos ombros como capas pesadas que temos de nos arrastar para sair deles. Nao podemos fugir desses dias, temos de geri-los e fazer com que todos os outros sejam diferentes! :D

Beijokas grandes e resto de bom fim de semana!

100medodeviver

O 100medodeviver nasceu para mostrar a todas as pessoas com cancro que não é o fim ...mas,sim o príncipio de uma nova vida,com muitas emoções á mistura.
Não estar sempre a pensar na doença e fazer "coisas"que realmente adoro, é neste momento o meu lema de vida.
Aproveitar a vida a 100%.

Hoje é um dia maravilhoso porque eu decido que assim seja

O passado é passado e não se pode mudar.Este momento presente é o único que posso experimentar

Acerca de mim

A minha foto
Tenho 35 anos,vivo um dia de cada vez,desde outubro de 2007 quando foi me diagnosticado cancro da mama,mas eu quero vencer esta luta!!

Tudo o que somos é resultado do que pensamos.

eu tambem luto...


srborralho@hotmail.com

Obrigada Lina

Oferta da amiga Natália

Oferta da amiga Ana Camões

A minha menina

Seguidores


"Fomos feitos para sermos diferentes,portanto,não se culpe.Aceite e aprove o que você é."Louise L.Hay

As pétalas da flor de lótus abrem-se para o sol,como a nossa alma abre-se para a energia divina.

"Seja a mudança que você quer ver no mundo". Dalai Lama

"Aquele que nunca viu a tristeza,nunca reconhecerá a alegria."Khalil gibran

"A vida não exige das pessoas o que elas ainda não têm condições de dar."Zibia Gasparetto

"O rio atinge os seus objectivos,porque aprendeu a contornar obstáculos."

"Tudo o que somos é resultado do que pensamos."Buda

"A morte é a mudança completa de casa,sem mudança essencial da pessoa."Chico Xavier

"Não existe um caminho para a felicidade.A felicidade é o caminho"Mahatma Gandhi

"O que conduz o mundo é o espírito e não a inteligência".Antoine de Saint Exupery

No yoga,casa asana é um modo de estar para chegar a um modo de ser.

"O silêncio é a mãe da verdade."

A minha Lista de blogues


As imagens aqui publicadas são retiradas da net