"Os cuidados paliativos definem-se como uma resposta activa aos problemas decorrentes da doença prolongada, incurável e progressiva, na tentativa de prevenir o sofrimento que ela gera e de proporcionar a máxima qualidade de vida possível a estes doentes e suas famílias. São cuidados de saúde activos, rigorosos, que combinam ciência e humanismo."
Ontem enquanto esperava pelo resultado das análises,decidi ír visitar uma sra que está internada nos cuidados paliativos.Sei,que quando as pessoas estão lá é porque não estão nada bem.
Estava a adiar a visita já há algumas semanas,mas quando chegava a casa pensava sempre que havia de ír vê-la.
Achei realmente as condições do internamento muito boas,tudo muito limpo,sempre enfermeiros por perto e uma vista maravilhosa para o rio Arade.
Ela até estava sentada numa poltrona e percebi pelo olhar triste que o que ela queria era saír dali para fora.
Todas as pessoas que já estiveram internadas sabem do que falo.
Será que as pessoas que lá estão conseguem absorver tudo á sua volta,ou só lá estão por estar e porque não tem outro local melhor para estar!??
Faz-me alguma confusão por vezes ouvir pessoas a pedirem para lá estarem durante algum tempo,porque as condições em casa não são as melhores.
Na inauguração soube que durante a terapia de grupo oncológica foram visitar as instalações e que a Dra explicou que nem toda as pessoas que vão para lá é para morrer...
Desta vez sim, estou livre do IPO
-
Depois da onco-hematologista me ter dado alta do IPO, foi a vez da
nefrologista o fazer (ainda que com indicação de ser seguida em consulta
hospitalar)....
Há 5 meses
2 comentários:
ola Sonia
entendo o teu sentimento, acho que é uma area do Hospital em que ainda não tive coragem para ver
beijinhos
..
Olá Maguie,
Claro que é uma área do Hospital onde não gostamos de visitar alguém ,mas infelizmente estão lá muitas pessoas que ficam bastante felizes quando nos vêem...
Beijinhos
Enviar um comentário