"Há seis meses atrás vim a saber que,pela terceira vez,tinha cancro.Desta vez,eram metásteses.Para enfrentar esta doença,segui um caminho que para mim parecia ser o mais acertado.Não segui este caminho sozinha.Tive todo o apoio do amor de Deus,assim como de todas as pessoas á minha volta.Sem estes teria sido uma viagem solitária.
Ondas de informações e emoções vinham ao meu encontro.Uma escolha consciente permitiu-me definir o meu próprio trajecto e ainda hoje estou viva."
Conheci pessoalmente a autora deste livro na Mamaratona(out.2009),a fazer voluntariado,quando eu nesta altura estava a fazer quimioterapia.
Ela escreveu-o durante o ano de 2008,onde conta como conseguiu com a medicina tradicional,métodos alternativos e espirituais escolher o seu caminho para a vitória.
Quando a conheci já havia lido o seu livro,aliás li-o na mesma tarde em que emprestaram-mo.A leitura era viciante.
Na semana seguinte,uns amigos que temos em comum,ofereceram-me um exemplar autografado.
Durante o tempo que falamos naquele dia,teve sempre um sorriso no rosto que fazia inveja a muita gente.Deu-me imensa força para seguir em frente.Estava feliz.Eu adorei-a.
Há mais ou menos dois meses atrás,comecei a ouvir uns comentários que ela ia voltar a fazer quimio.Fiquei preocupada,mas,tenho consciência que pode acontecer a qualquer uma de nós.
Tive o prazer de reencontrá-la no seminário sobre terapias complementares em oncologia.Nesta altura já não tinha cabelo,mas continuava com o mesmo sorriso.
Falamos um pouco,trocamos e-mails e combinamos encontrar-nos.
Como faz tratamentos todas as semanas(ás terças) e nos dias seguintes não gosta de estar com ninguém,concordamos em falarmos um pouco hoje de manhã.
Fui até Lagos,cidade onde ela vive com os filhos e o marido(casou-se na semana passada)e tivemos uma conversa muito interessante.
Desde a alimentação,exercício físico,suplementos alimentares,meditação.Tudo aquilo que nos vinha á cabeça nós falávamos sem receios ou culpas.Trata-se,sobretudo daquilo que achamos ser o melhor para nós.
E,sempre com o tal sorriso estampado no rosto.
Obrigada Carolien,e agora é a minha vez de retribuir-lhe o gesto que teve para comigo,quando autografou o seu livro:
Para Carolien,
Força,coragem
e fé no seu
caminho!
Beijinhos
Sonia
Desta vez sim, estou livre do IPO
-
Depois da onco-hematologista me ter dado alta do IPO, foi a vez da
nefrologista o fazer (ainda que com indicação de ser seguida em consulta
hospitalar)....
Há 5 meses
0 comentários:
Enviar um comentário