Quando fiz a 1ªquimio conheci pessoas fantásticas,com muito para ensinar.Mas,houve uma delas que se destacou,uma senhora pequenina,mas só em altura.
Lembro-me que conheci-a durante uma terapia de grupo no hospital(mais tarde desisti desta terapia),e enquanto havia por lá pessoas que queixavam-se sem terem (muitos) motivos para tal,esta senhora sempre fez o contrário.Apercebi-me realmente que havia muito sofrimento dentro dela,mas nunca o soube até ontem.
Raramente vi-a no hospital,porque como o caso dela é muito grave,fez sempre os tratamentos e cirurgias no IPO em Lisboa.
A última vez que tinha falado com ela,apercebi-me e ela também queixou-se que já não aguentava com tanta dor e foi pedir uma receita aqui no hospital.
Fiquei a saber que não tinha um,nem dois cancros,tinha muitos espalhados pelo corpo todo e como se isto tudo não bastasse havia ainda a fibriomalgia.
A partir desse dia,pensei muitas vezes nela e se não haveria qualquer coisa que pudesse fazer para ajudá-la.Falei-lhe na acupunctura,não como forma de tratamento,mas sim para não sentir tantas dores,disse-me que já tinha feito vários tratamentos e o organismo dela rejeitava sempre.Achei estranho,nunca tinha ouvido falar em tal situação.
Um dia quando recebi uma mensagem com a data para fazer reiki,pensei que sim o reiki iria ajudá-la de certeza e quando fui fazer a sessão pedi á D. A. quando tivesse um tempinho na agenda fizesse uma marcação para uma amiga que precisava muito da sua ajuda.
Pelo meio,houve algumas situações que não permitiram que fizesse mais cedo.
O dia em que foi marcada a sessão foi ontem. Apesar de a terça-feira ser normalmente um dia cheio para mim,consegui durante a tarde dar-lhe boleia e esperar que ela terminasse a sessão.
Enquanto iamos no carro ela ia dizendo que além dos problemas de saúde dela,ainda tinha a mãe,a sogra e o sogro para tratar(um deles com alzheimer).E, quando lá chegou estava cansadissíma só de falar.
Eu garanti-lhe que a seguir ía descansar e dormir,pois aquela senhora tinha umas mãos de anjo e com ela todas as pessoas relaxavam.
Todas as pessoas relaxam menos ela.
Qual não foi o meu espanto,quando passadas duas horas fui buscá-la,entrei na sala dos tratamentos, vejo-as a chorar e dizem-me que não tinha conseguido fazer a sessão porque as dores eram tantas que nem conseguia estar deitada.
Fiquei petrificada,nem conseguia dizer nem pensar em nada.
A D. A.,que é um amor de pessoa dizia-me que em tantos anos que faz reiki(antes trabalhou como admnistrativa no IPO)e conhece tantos doentes oncológicos nunca tinha visto ninguém com um sofrimento tão grande e que pela 1ªvez sentiu-se completamente impotente.
Mesmo assim,quando viemos embora fartou-se de agradecer por aquele momento tão bom que tinha passado lá.
Eu pouco falava,não tinha nada para dizer...
O que é que podemos dizer a uma pessoa que mesmo com aquelas dores todas, adora viver,ouvir os passarinhos e que todos os dias de manhã mesmo sem ter conseguido dormir,agradece por mais um dia que passa aqui na Terra...

5 comentários:

Realmente, Sónia, imagino que não tivesses palavras...
Mas neste mundo, há coisas inexplicaveis...
Beijinho eum Bom dia para ti!

Há muitas situações destas Sonia,só quem anda em oncologia é que se apercebe bem.

Por isso eu tenho muito respeito por casos destes e é por isso que não gosto de queixar,penso que há sempre pessoas a passar pior que eu,nós vemos a cara ,mas não sabemos o que realmente se passa,ás vezes mesmo por trás de um sorriso existe um grande sofrimento.

Beijinhos Sonia e vai estar tudo Ok com a Tac.

Bolas, e a senhora não tem quem cuide dela e ainda tem que cuidar de 3 pessoas?! Nem sei que diga...

Bjs e boa sorte para exame.

E nós queixamo-nos não é????
Sónia, tem tanta gente que sofre muito mais que nós, têm ao encargo outros familiares doentes como é o caso e outras sem condições para fazer qq tipo ajuda para além do hospital...lamento por essa Sra :o( mas ela estando assim com tantas metástases ainda faz quimio para sofrer mais???
Os Drs deram-lhe esperança de vida não deram???
Ninguémmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm devia sofrerrrrrrrrrrrrrrrrrrr
Beijokas

A força de vontade das pessoas é uma coisa incrível!
jokas

100medodeviver

O 100medodeviver nasceu para mostrar a todas as pessoas com cancro que não é o fim ...mas,sim o príncipio de uma nova vida,com muitas emoções á mistura.
Não estar sempre a pensar na doença e fazer "coisas"que realmente adoro, é neste momento o meu lema de vida.
Aproveitar a vida a 100%.

Hoje é um dia maravilhoso porque eu decido que assim seja

O passado é passado e não se pode mudar.Este momento presente é o único que posso experimentar

Acerca de mim

A minha foto
Tenho 35 anos,vivo um dia de cada vez,desde outubro de 2007 quando foi me diagnosticado cancro da mama,mas eu quero vencer esta luta!!

Tudo o que somos é resultado do que pensamos.

eu tambem luto...


srborralho@hotmail.com

Obrigada Lina

Oferta da amiga Natália

Oferta da amiga Ana Camões

A minha menina

Seguidores


"Fomos feitos para sermos diferentes,portanto,não se culpe.Aceite e aprove o que você é."Louise L.Hay

As pétalas da flor de lótus abrem-se para o sol,como a nossa alma abre-se para a energia divina.

"Seja a mudança que você quer ver no mundo". Dalai Lama

"Aquele que nunca viu a tristeza,nunca reconhecerá a alegria."Khalil gibran

"A vida não exige das pessoas o que elas ainda não têm condições de dar."Zibia Gasparetto

"O rio atinge os seus objectivos,porque aprendeu a contornar obstáculos."

"Tudo o que somos é resultado do que pensamos."Buda

"A morte é a mudança completa de casa,sem mudança essencial da pessoa."Chico Xavier

"Não existe um caminho para a felicidade.A felicidade é o caminho"Mahatma Gandhi

"O que conduz o mundo é o espírito e não a inteligência".Antoine de Saint Exupery

No yoga,casa asana é um modo de estar para chegar a um modo de ser.

"O silêncio é a mãe da verdade."

A minha Lista de blogues


As imagens aqui publicadas são retiradas da net