"O chapéu voltava sempre mais desbotado,mas mais forte do que nunca.
O Frank é que começou.
Tinha feito quimioterapia pela primeira vez e não conseguia imaginar como seria ser careca.Foi então que vi um tipo com um boné de basebol com as seguintes palavras:A VIDA È BOA.
A vida não parecia nada boa e estava prestes a ficar ainda pior,pelo que resolvi perguntar-lhe onde tinha arranjado o boné.Dois dias depois,Frank atravessou a cidade até minha casa e deu-me um igual.Frank é um tipo mágico.Pintor de casas,vive em função de duas palavras simples:Poder ir.
Recordam-no por sentir gratidão por tudo.Em vez de dizer:«Hoje tenho de ír trabalhar»,Frank diz a si próprio:«Hoje posso ir trabalhar.»Em vez de «Preciso de comprar mercearias»,ele pode ir.E,em vez de dizer:«Tenho de levar os miudos aos treinos de baseball»,ele pode levá-los.Funciona com tudo.
Noutra pessoa que não Franf,talvez o boné não tivesse tanto impacto.Era azul-marinho com uma etiqueta oval com a mensagem em letras brancas.
E a vida era mesmo boa.Mesmo depois de o meu cabelo caír,o meu corpo enfraquecer e de perder as sobrancelhas.Em vez de usar uma peruca,resolvi andar com aquele boné como resposta ao cancro,um cartaz para o resto do mundo.As pessoas adoram olhar para uma mulher careca.Quando me fixavam com ar de idiotas,liam a mensagem.
Gradualmente,fiquei melhor,o cabelo voltou a crescer e guardei o boné,até uma amiga minha adoecer com cancro e perguntar-me o que costumava usar na cabeça.Também queria um.De início não me apetecia separar do meu boné.Era o meu peluche,o meu cobertor de segurança.Mas tive de o passar a outra pessoa.Caso contrário,a minha sorte podia esgotar-se.Prometeu-me ficar boa e passá-lo mas acabou por mo devolver para que eu o passasse a outra sobrevivente.
Chamamos-lhe o boné da quimio.
Perdi a conta ás mulheres que o usaram nos últimos dez anos,de tantas amigas a quem foi diagnosticado o cancro da mama.(...)Usaram o mesmo boné,umas atrás das outras.
Quando voltava para as minhas mãos,parecia sempre mais desbotado e cansado,mas todas as mulheres ganharam um novo brilho no olhar.Todas as pessoas que usaram o boné da sorte da quimio estão vivas e de boa saúde.
No ano passado,dei-o ao meu amigo e colaborador Patrick O´Donnell.Diagnosticaram-lhe cancro do cólon aos trinta e sete anos.Levou o boné,apesar de eu não saber se resultaria com outros tipos de cancro.Falou á mãe daquele chapéu e do facto de ser mais um elo desta cadeia de sobrevivência.Ela descobriu a Life is Good,Inc., a empresa que faz o boné e outros produtos com o mesmo lema.Ligou-lhes a contar a história e encomendou um caixote cheio de bonés.
Enviou-os aos amigos e familiares mais chegados de Patrick.Tiraram fotografias com ele posto ,e Patrick encheu a porta do frigorifico com imagens dos amigos,filhos,cães e ornamentos de jardim com A Vida É Boa na cabeça.
Entretanto a Life is Good,Inc.,comoveu-se com a mãe de Patrick.Reuniram os empregados todos e desafiaram-nos a seguir«o espírito do boné da sorte da quimio» e a passar os seus bonés a quem precisasse de um empurrão.Enviaram a Patrick uma fotografia dos cento e sessenta e cinco empregados com o boné na cabeça.
Patrick terminou a quimio e está óptimo.Teve tanta sorte que nunca perdeu o cabelo,apenas ficou mais fraco.Nunca usou o chapéu mas sentiu-se comovido.Manteve-o em cima de uma mesa ao fundo das escadas,onde podia ler a sua mensagem todos os dias.
Ajudou-o a suportar os dias muito maus,em que queria largar a quimio e desistir.Qualquer pessoa com cancro já conheceu esses dias.Até quem nunca o teve já passou por eles.
Acontece que foi a mensagem,e não o boné,que nos ajudou,e que nos ajuda a todos.
A vida é boa.
Passe a palavra."

Retirado do livro "50 Licões que a vida me ensinou".Esta é a primeira delas.
Quando o comprei pensei em ler uma lição por dia e ficar a "degustá-la".Mas,foi-me impossível,e pelo contrário,li-as quase todas num dia.

5 comentários:

Linda mensagem Sonia.
A VIDA É MESMO BOA.
Beijinhos

Linda mensagem mesmo!!!
eu leio tudo quanto é livro que me fale de cancro, mi nha familia acha que não o devo fazer, mas faço-o porque me sinto bem comparar tudo aquilo porque passei....

um beijinho grande Sónia
e a vida é mesmo bela, apesar de tudo....
..

Oi Sónia
Obrigada por partilhares:)
A vida é bela, sim!

jokas

LINDO Sónia!!!
Fiquei arrepiada ando tão sensível a tudo, espero que esse chapéu continue a fazer o seu trabalho porque infelizmente os casos não param!
Beijinhos e fica com os Anjos!

Que mensagem fantastica! Tenho de comprar esse livro!

A história de partilhar o chapeu lembra-me o que faço com o partilhar um dos meus livros favoritos. Foi o primeiro livro de fantasia que comprei quando começei a trabalhar (adoro fantasia) e o livro (A filha da floresta, de Juliet Marillier) é maravilhoso. Muitas pessoas nao emprestam os livros com medo de os estragarem, etc mas eu já o partilhei com mais de 30 pessoas. Sempre que volta vem mais desgastado, é certo. Mas é apenas uma coisa material e deixa-me tao feliz partilhar algo que adoro com outra pessoa. :)Devemos partilhar o que nos faz feliz com os outros.

100medodeviver

O 100medodeviver nasceu para mostrar a todas as pessoas com cancro que não é o fim ...mas,sim o príncipio de uma nova vida,com muitas emoções á mistura.
Não estar sempre a pensar na doença e fazer "coisas"que realmente adoro, é neste momento o meu lema de vida.
Aproveitar a vida a 100%.

Hoje é um dia maravilhoso porque eu decido que assim seja

O passado é passado e não se pode mudar.Este momento presente é o único que posso experimentar

Acerca de mim

A minha foto
Tenho 35 anos,vivo um dia de cada vez,desde outubro de 2007 quando foi me diagnosticado cancro da mama,mas eu quero vencer esta luta!!

Tudo o que somos é resultado do que pensamos.

eu tambem luto...


srborralho@hotmail.com

Obrigada Lina

Oferta da amiga Natália

Oferta da amiga Ana Camões

A minha menina

Seguidores


"Fomos feitos para sermos diferentes,portanto,não se culpe.Aceite e aprove o que você é."Louise L.Hay

As pétalas da flor de lótus abrem-se para o sol,como a nossa alma abre-se para a energia divina.

"Seja a mudança que você quer ver no mundo". Dalai Lama

"Aquele que nunca viu a tristeza,nunca reconhecerá a alegria."Khalil gibran

"A vida não exige das pessoas o que elas ainda não têm condições de dar."Zibia Gasparetto

"O rio atinge os seus objectivos,porque aprendeu a contornar obstáculos."

"Tudo o que somos é resultado do que pensamos."Buda

"A morte é a mudança completa de casa,sem mudança essencial da pessoa."Chico Xavier

"Não existe um caminho para a felicidade.A felicidade é o caminho"Mahatma Gandhi

"O que conduz o mundo é o espírito e não a inteligência".Antoine de Saint Exupery

No yoga,casa asana é um modo de estar para chegar a um modo de ser.

"O silêncio é a mãe da verdade."

A minha Lista de blogues


As imagens aqui publicadas são retiradas da net