"O chapéu voltava sempre mais desbotado,mas mais forte do que nunca.
O Frank é que começou.
Tinha feito quimioterapia pela primeira vez e não conseguia imaginar como seria ser careca.Foi então que vi um tipo com um boné de basebol com as seguintes palavras:A VIDA È BOA.
A vida não parecia nada boa e estava prestes a ficar ainda pior,pelo que resolvi perguntar-lhe onde tinha arranjado o boné.Dois dias depois,Frank atravessou a cidade até minha casa e deu-me um igual.Frank é um tipo mágico.Pintor de casas,vive em função de duas palavras simples:Poder ir.
Recordam-no por sentir gratidão por tudo.Em vez de dizer:«Hoje tenho de ír trabalhar»,Frank diz a si próprio:«Hoje posso ir trabalhar.»Em vez de «Preciso de comprar mercearias»,ele pode ir.E,em vez de dizer:«Tenho de levar os miudos aos treinos de baseball»,ele pode levá-los.Funciona com tudo.
Noutra pessoa que não Franf,talvez o boné não tivesse tanto impacto.Era azul-marinho com uma etiqueta oval com a mensagem em letras brancas.
E a vida era mesmo boa.Mesmo depois de o meu cabelo caír,o meu corpo enfraquecer e de perder as sobrancelhas.Em vez de usar uma peruca,resolvi andar com aquele boné como resposta ao cancro,um cartaz para o resto do mundo.As pessoas adoram olhar para uma mulher careca.Quando me fixavam com ar de idiotas,liam a mensagem.
Gradualmente,fiquei melhor,o cabelo voltou a crescer e guardei o boné,até uma amiga minha adoecer com cancro e perguntar-me o que costumava usar na cabeça.Também queria um.De início não me apetecia separar do meu boné.Era o meu peluche,o meu cobertor de segurança.Mas tive de o passar a outra pessoa.Caso contrário,a minha sorte podia esgotar-se.Prometeu-me ficar boa e passá-lo mas acabou por mo devolver para que eu o passasse a outra sobrevivente.
Chamamos-lhe o boné da quimio.
Perdi a conta ás mulheres que o usaram nos últimos dez anos,de tantas amigas a quem foi diagnosticado o cancro da mama.(...)Usaram o mesmo boné,umas atrás das outras.
Quando voltava para as minhas mãos,parecia sempre mais desbotado e cansado,mas todas as mulheres ganharam um novo brilho no olhar.Todas as pessoas que usaram o boné da sorte da quimio estão vivas e de boa saúde.
No ano passado,dei-o ao meu amigo e colaborador Patrick O´Donnell.Diagnosticaram-lhe cancro do cólon aos trinta e sete anos.Levou o boné,apesar de eu não saber se resultaria com outros tipos de cancro.Falou á mãe daquele chapéu e do facto de ser mais um elo desta cadeia de sobrevivência.Ela descobriu a Life is Good,Inc., a empresa que faz o boné e outros produtos com o mesmo lema.Ligou-lhes a contar a história e encomendou um caixote cheio de bonés.
Enviou-os aos amigos e familiares mais chegados de Patrick.Tiraram fotografias com ele posto ,e Patrick encheu a porta do frigorifico com imagens dos amigos,filhos,cães e ornamentos de jardim com A Vida É Boa na cabeça.
Entretanto a Life is Good,Inc.,comoveu-se com a mãe de Patrick.Reuniram os empregados todos e desafiaram-nos a seguir«o espírito do boné da sorte da quimio» e a passar os seus bonés a quem precisasse de um empurrão.Enviaram a Patrick uma fotografia dos cento e sessenta e cinco empregados com o boné na cabeça.
Patrick terminou a quimio e está óptimo.Teve tanta sorte que nunca perdeu o cabelo,apenas ficou mais fraco.Nunca usou o chapéu mas sentiu-se comovido.Manteve-o em cima de uma mesa ao fundo das escadas,onde podia ler a sua mensagem todos os dias.
Ajudou-o a suportar os dias muito maus,em que queria largar a quimio e desistir.Qualquer pessoa com cancro já conheceu esses dias.Até quem nunca o teve já passou por eles.
Acontece que foi a mensagem,e não o boné,que nos ajudou,e que nos ajuda a todos.
A vida é boa.
Passe a palavra."
Retirado do livro "50 Licões que a vida me ensinou".Esta é a primeira delas.
Quando o comprei pensei em ler uma lição por dia e ficar a "degustá-la".Mas,foi-me impossível,e pelo contrário,li-as quase todas num dia.
Desta vez sim, estou livre do IPO
-
Depois da onco-hematologista me ter dado alta do IPO, foi a vez da
nefrologista o fazer (ainda que com indicação de ser seguida em consulta
hospitalar)....
Há 5 meses
5 comentários:
Linda mensagem Sonia.
A VIDA É MESMO BOA.
Beijinhos
Linda mensagem mesmo!!!
eu leio tudo quanto é livro que me fale de cancro, mi nha familia acha que não o devo fazer, mas faço-o porque me sinto bem comparar tudo aquilo porque passei....
um beijinho grande Sónia
e a vida é mesmo bela, apesar de tudo....
..
Oi Sónia
Obrigada por partilhares:)
A vida é bela, sim!
jokas
LINDO Sónia!!!
Fiquei arrepiada ando tão sensível a tudo, espero que esse chapéu continue a fazer o seu trabalho porque infelizmente os casos não param!
Beijinhos e fica com os Anjos!
Que mensagem fantastica! Tenho de comprar esse livro!
A história de partilhar o chapeu lembra-me o que faço com o partilhar um dos meus livros favoritos. Foi o primeiro livro de fantasia que comprei quando começei a trabalhar (adoro fantasia) e o livro (A filha da floresta, de Juliet Marillier) é maravilhoso. Muitas pessoas nao emprestam os livros com medo de os estragarem, etc mas eu já o partilhei com mais de 30 pessoas. Sempre que volta vem mais desgastado, é certo. Mas é apenas uma coisa material e deixa-me tao feliz partilhar algo que adoro com outra pessoa. :)Devemos partilhar o que nos faz feliz com os outros.
Enviar um comentário