É uma medicina recente que conjuga eficazmente a medicina ocidental moderna,dita convencional,com as restantes chamadas complementares e alternativas.
Nunca tinha ouvido falar nesta medicina.Foi-me recomendada uma consulta por uma pessoa de grande confiança.
Estive na consulta ontem,onde realmente foi-me questionado tudo,desde a alimentação,a medicação,o exercício físico,literatura... o que fazia nos"intervalos" das idas ao hospital.E,o que tinha acontecido nos dois ou três anos anteriores á doença?!
Ou seja,foi mais ou menos como se tivesse tido consulta de oncologia,nutrição,psicologia...
Gostei,mas durante a viagem para casa lembrei-me de tantas perguntas que gostaria de ter feito.Porquê que não fiz a minha lista(de dúvidas)que normalmente faço,antes duma consulta??Sei que o meu cérebro,devido a tantas quimioterapias já não funciona como antes.Então,criei este hábito de fazer listas para tudo.Mas,ontem esqueci-me,ups!!
Se a consulta não fosse um pouco cara...lá ia eu outra vez!Assim vou esperar pelos 3 meses recomendados pela Dra.
Gostei desta definição:
" Uma medicina que contemple a essência do ser humano
Na sua conceituação de saúde, a Organização Mundial de Saúde começa a introduzir a ideia de espiritualidade, como um nos factores determinantes do estado de conforto e bem-estar humano, ao lado das componentes física, mental e social. O Dr. Kazuhiko Atsumi, professor honorário da Universidade de Tóquio e um dos apologistas da medicina integrativa, diz numa das suas obras: “Confrontamo-nos com a questão da espiritualidade, da alma do indivíduo. Donde viemos? Para onde vamos? Qual a razão da nossa existência? Quero acreditar que, quando elucidarmos estas dúvidas, o significado da doença será esclarecido.” Também nos círculos médicos, emerge um movimento que pretende rever o exclusivismo da medicina ocidental moderna e alcança dimensões mundiais a nova corrente da diversidade proposta pela medicina integrativa, trazendo na vanguarda uma abordagem terapêutica com raízes naquilo que é a essência do homem: a sua espiritualidade. Com o gradual avanço desta nova abordagem integrativa, é de se prever que haja um debate profundo com vista à criação de um sistema médico mais humano, que contemple as necessidades dos pacientes e adentre no território da alma e do próprio modo de estarmos no mundo."
(retirado do site moaportugal.org)
Desta vez sim, estou livre do IPO
-
Depois da onco-hematologista me ter dado alta do IPO, foi a vez da
nefrologista o fazer (ainda que com indicação de ser seguida em consulta
hospitalar)....
Há 5 meses
0 comentários:
Enviar um comentário