É uma medicina recente que conjuga eficazmente a medicina ocidental moderna,dita convencional,com as restantes chamadas complementares e alternativas.

Nunca tinha ouvido falar nesta medicina.Foi-me recomendada uma consulta por uma pessoa de grande confiança.
Estive na consulta ontem,onde realmente foi-me questionado tudo,desde a alimentação,a medicação,o exercício físico,literatura... o que fazia nos"intervalos" das idas ao hospital.E,o que tinha acontecido nos dois ou três anos anteriores á doença?!
Ou seja,foi mais ou menos como se tivesse tido consulta de oncologia,nutrição,psicologia...
Gostei,mas durante a viagem para casa lembrei-me de tantas perguntas que gostaria de ter feito.Porquê que não fiz a minha lista(de dúvidas)que normalmente faço,antes duma consulta??Sei que o meu cérebro,devido a tantas quimioterapias já não funciona como antes.Então,criei este hábito de fazer listas para tudo.Mas,ontem esqueci-me,ups!!
Se a consulta não fosse um pouco cara...lá ia eu outra vez!Assim vou esperar pelos 3 meses recomendados pela Dra.

Gostei desta definição:
" Uma medicina que contemple a essência do ser humano
Na sua conceituação de saúde, a Organização Mundial de Saúde começa a introduzir a ideia de espiritualidade, como um nos factores determinantes do estado de conforto e bem-estar humano, ao lado das componentes física, mental e social. O Dr. Kazuhiko Atsumi, professor honorário da Universidade de Tóquio e um dos apologistas da medicina integrativa, diz numa das suas obras: “Confrontamo-nos com a questão da espiritualidade, da alma do indivíduo. Donde viemos? Para onde vamos? Qual a razão da nossa existência? Quero acreditar que, quando elucidarmos estas dúvidas, o significado da doença será esclarecido.” Também nos círculos médicos, emerge um movimento que pretende rever o exclusivismo da medicina ocidental moderna e alcança dimensões mundiais a nova corrente da diversidade proposta pela medicina integrativa, trazendo na vanguarda uma abordagem terapêutica com raízes naquilo que é a essência do homem: a sua espiritualidade. Com o gradual avanço desta nova abordagem integrativa, é de se prever que haja um debate profundo com vista à criação de um sistema médico mais humano, que contemple as necessidades dos pacientes e adentre no território da alma e do próprio modo de estarmos no mundo."

(retirado do site moaportugal.org)

0 comentários:

100medodeviver

O 100medodeviver nasceu para mostrar a todas as pessoas com cancro que não é o fim ...mas,sim o príncipio de uma nova vida,com muitas emoções á mistura.
Não estar sempre a pensar na doença e fazer "coisas"que realmente adoro, é neste momento o meu lema de vida.
Aproveitar a vida a 100%.

Hoje é um dia maravilhoso porque eu decido que assim seja

O passado é passado e não se pode mudar.Este momento presente é o único que posso experimentar

Acerca de mim

A minha foto
Tenho 35 anos,vivo um dia de cada vez,desde outubro de 2007 quando foi me diagnosticado cancro da mama,mas eu quero vencer esta luta!!

Tudo o que somos é resultado do que pensamos.

eu tambem luto...


srborralho@hotmail.com

Obrigada Lina

Oferta da amiga Natália

Oferta da amiga Ana Camões

A minha menina

Seguidores


"Fomos feitos para sermos diferentes,portanto,não se culpe.Aceite e aprove o que você é."Louise L.Hay

As pétalas da flor de lótus abrem-se para o sol,como a nossa alma abre-se para a energia divina.

"Seja a mudança que você quer ver no mundo". Dalai Lama

"Aquele que nunca viu a tristeza,nunca reconhecerá a alegria."Khalil gibran

"A vida não exige das pessoas o que elas ainda não têm condições de dar."Zibia Gasparetto

"O rio atinge os seus objectivos,porque aprendeu a contornar obstáculos."

"Tudo o que somos é resultado do que pensamos."Buda

"A morte é a mudança completa de casa,sem mudança essencial da pessoa."Chico Xavier

"Não existe um caminho para a felicidade.A felicidade é o caminho"Mahatma Gandhi

"O que conduz o mundo é o espírito e não a inteligência".Antoine de Saint Exupery

No yoga,casa asana é um modo de estar para chegar a um modo de ser.

"O silêncio é a mãe da verdade."

A minha Lista de blogues


As imagens aqui publicadas são retiradas da net